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Conselhos para cuidar da alimentação durante a gravidez

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Durante a gravidez é importante que o bebé esteja saudável e forte para poder tê-lo nos seus braços como bem merece e você, mamã, é a única que pode dar-lhe todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento adequado. Para tal, para além de saber como manter o peso recomendado durante a gravidez, como jã contámos no anterior post do blog da ecox, hoje vamos descobrir como ter uma alimentação saudável durante a gravidez. Vamos descobri-lo juntos? 

Em algum momento terá perguntado que alimentos ou bebidas são indicados para ajudar ao pequeno a crescer dentro do ventre? É que são muitas as coisas a ter em consideração nesta etapa tão bonita! Não se preocupe mamã, contará sempre com os conselhos do seu Médico, ele sabe o que é mais adequado para si e para o pequenino. Não hesite em contactar com o seu Médico para expor todas as suas dúvidas.

Os seus familiares e amigos provavelmente também terão dado algum conselho sobre a comida, nesta etapa, com base na sua própria experiência. Quem não ouviu a típica frase “ tens que comer pelos dois”? Mas isto não é completamente correcto. A frase correcta seria “a importância da alimentação duplica”, porque a dieta deve adaptar-se às novas necessidades da mamã e do seu bebé, proporcionando todos os nutrientes na quantidade adequada à medida que vai crescendo dentro da barriguinha.

É fundamental um equilíbrio entre as vitaminas, as gorduras, os hidratos de carbono, os minerais e as proteínas, assim conseguiremos o desenvolvimento fetal adequado durante toda a gravidez. Quer saber mais? Continue a leer!

Vamos aprender qual é a melhor alimentação saudável para grávidas por trimestres: 

O que tenho que comer no primeiro trimestre?

No primeiro trimestre da gravidez o seu organismo sofre uma série de mudanças hormonais para que a gestação siga o seu curso e portanto devemos ingerir:

Ácidos gordos →  a formação do seu cérebro e membranas celulares

Proteínas →  A estrutura dos seus orgãos

Açucar → Como fonte de energía

Ferro →  A formação dos glóbulos vermelhos

Cálcio → Para começas a síntese dos seus ossos

Ácido fólico → A formação do seu tubo neural

Onde encontro estes nutrientes?

Encontraremos estes nutrientes na fruta da época, nos lácteos, na massa e arroz, na carne com pouca gordura, na água, no azeite, no pão, nos legumes, nos ovos e no peixe.

O que tenho que comer no segundo trimestre?

 A partir da semana 13 da gravidez já se encontra no segundo trimestre! O seu bebé não deixará de crescer e a dieta deve aumentar cerca de 350 kcal por dia com os seguintes elementos:

Hidratos de carbono → ajudam a manter a actividade muscular, a temperatura corporal, a tensão arterial e o correcto funcionamento do intestino.

Frutas e legumes no segundo trimestre de gravidez → para as gorduras

Muito ferro → imprescindível para a formação de hemoglobina.

Onde encontro estes nutrientes?

Para conseguir estes nutrientes podemos comer massa, arroz e cereais, frutas, cítricos, legumes, carnes magras, frutos secos, sementes, óleos vegetais, carne vermelha e moluscos.

O que tenho que comer no terceiro trimestre?

No último trimestre de gravidez o seu corpo prepara-se para o grande momento do parto. O organismo precisará de uma série de nutrientes, sobretudo de alimentos ricos em omega 3 e lácteos.

Vitamina D e luz solar → para a pele do  bebé

Iodo → vital para o desenvolvimento cerebral

Cálcio, aumenta o consumo → Crescimento e desenvolvimento ósseo

Ácidos gordos omega 3 → bom para os seus nervos

Onde encontro estes nutrientes?

Estes nutrientes encontram-se no sal iodado, nos lácteos, nos brócolos, na couve-flor, na gema de ovo, nas nozes, nas sementes de abóbora e nos peixes azuis pequenos como anchovas ou sardinhas.

Agora já sabe como fornecer os nutrientes necessários para o crescimento do seu bebé. Lembre-se mamã, ter uma dieta saudável também implica realizar algum tipo de exercício ou desporto tranquilo. Pode começar com uma rotina de exercícios em casa ou realizar aulas de pilates ou natação especializada para ajudar a tonificar os seus músculos e chegar em grande forma ao parto. Mamãs sempre em forma! E nõa se esqueça de descansar o suficiente pois dormir bem é fundamental para estar cheia de energía.

Se quiser ver o seu bebé durante todo o processo da gravidez e conhecê-lo antes de nascer, na ecox damos-lhe a oportunidade de realmente sentir e ver o grande crescimento do bebé dentro de si e de poder partilhar esta experiência única com quem mais goste com as nossas ecografias 4D-5D  e os nossos especialistas. Anime-se e venha viver a sua experiência Ecox!